ChatGPT prompt: Projeto de Mestrado

Prompt 1: Contexto do Projeto

Por favor lê este contexto.

Estou a trabalhar num projeto de dissertação de Mestrado em Gestão. Este projeto tem o objetivo de implementar uma framework the IT Governance baseada em COBIT numa empresa real. Os dados serão adquiridos através de 2 inquéritos. No primeiro inquérito iriei analisar o estado atual da empresa. Depois, irei produzir uma framework básica, semelhante a COBIT, baseada em alguns processos de COBIT para a Avaliação de Qualidade de software, Monitorização de Progresso, e Resposta a Incidentes. Depois, irei enviar esta framework – um conjunto de documentos e templates para a empresa preencher e seguir. Depois, por fim, enviarei o segundo inquérito, no qual a empresa irá responder questões sobre o impacto da framework, se melhorou o desempenho da equipa de desenvolvimento de software. A minha ideia é seguir uma metodologia qualitativa, com uma mistura de análise de dados temática, e uma análise de dados descritiva – para questões sobre satisfação sobre certas categorias e desempenho da equipa de desenvolvimento.

No decorrer deste chat quero que fales comigo em PT-PT. Preciso da tua ajuda neste projeto de Mestrado. Escreve apenas “Ok.” por agora.

Atualização: Criei a documentação da framework COBIT-SD (COBIT applied to Software Development). Mas houve um problema, a empresa inicial perdeu o interesse no projeto. A empresa respondeu ao primeiro inquérito, que é bastante longo e detalhado, mas não tem interesse em participar mais. Por isso, pensei em alterar o âmbito deste projeto para ter apenas uma fase, em que recolho dados de vários inquiridos – respondentes ao inquérito. Criei uma nova versão do inquérito, mas mais curta do que a original. Partilhei esta versão do inquérito inicialmente no LinkedIn, onde obtive um total de 13 respostas. A parte boa destas respostas é que pude validar o perfil de cada inquirido (todos pertencem à indústria do desenvolvimento de software de acordo com os seus perfis do LinkedIn). Achei que tinha poucas respostas, por isso publiquei o mesmo inquérito no site Prolific, limitando a resposta a inquiridos em Portugal e trabalhadores na indústria de desenvolvimento de software. Obtive mais 13 respostas, mas o problema é que como são do Prolific, são anónimas. Não é possível confirmar 100% se os inquiridos pertencem à indústria. Criei depois uma outra versão do inquérito, exatamente igual, mas em inglês. E publiquei-a no Prolific novamente, mas desta vez apliquei os filtros: indústria – desenvolvimento de software; função – gestor (em vez de desenvolvedor); localização – países da União Europeia. Fiz isto para enriquecer os dados do estudo e ser possível comparar as práticas de empresas portuguesas com outras na Europa. Neste terceiro inquérito obtive 50 respostas. Por fim, juntei todas as respostas na mesma dataframe, traduzi-as todas em português, e adicinei as respostas ao primeiro inquérito (o longo) aqui, pois ele continha a maioria das perguntas. Isto deu-me um total de 77 respostas ao inquérito. Fora destas 77 respostas, também recebi algumas no LinkedIn, e mais umas 5 ou 6 no Prolific, que eram inválidas. Isto porque o inquirido não tinha o papel correto (por exemplo um operador de Logística em vez de um gestor de TI), e de acordo com as respostas fornecidas no inquérito, demonstrou-se que eles não pertenciam ao demográfico correto para este estudo. Não me recordo ao certo mas acho que removi umas 7 respostas (no máximo) deste estudo, restando 77 válidas.

Resumidamente:

  • Q0 – inquérito respondido por 1 inquirido, com a minha assistência por chamada telefónica, sendo assim uma entrevista, inquérito bastante longo
  • Q1 – inquérito mais curto, partilhado no LinkedIn e no Prolific, com um total de 26 inquiridos, todos localizados em Portugal e na indústria de desenvolvimento de software. Destas 26 respostas, sendo 4 delas também entrevistas por telefone (eu preenchi os inquéritos com as respostas das pessoas que entrevistei).
  • Q2 – inquérito igual a Q1 mas em inglês, partilhado apenas no Prolific, com um total de 50 respostas de gestores na indústria de desenvolvimento de software, na União Europeia. Tudo inquéritos, nenhuma entrevista.

Prompt 2: Revisão do Texto

Revisa o seguinte texto académico. Indica se há partes que soam artificiais, genéricas, redundantes ou típicas de texto escrito por IA. Remove ou reformula essas partes para que o texto pareça mais natural, objetivo e académico, mantendo o rigor e a clareza. Se aplicável, apresenta sugestões de melhoria ou de reformulação para maior impacto e personalização.